Curaçao - Queen Emma Bridge - Ponte Rainha Emma

A Baia de Santa Anna separa Punda de Otrobanda, e, quem faz a ligação entre as duas é uma ponte flutuante para pedestre chamada Queen Emma Bridge capaz de se movimentar quando há necessidade de alguma embarcação passar pelo canal, momento que ela se fecha para o pedestre.

Achamos o centro de Curaçao mais interessante que o centro de Aruba. Ìamos praticamente todos os dias no centro vê o fechar e abrir da ponte...coisas de turista.

Bridge Queen Emma foi construída em 1886 por Leonard Burlington Smith. Smith queria chamar a ponte de "Aliança" uma vez que ligava Otrobanda a Punda, mas o governador Van den Brandhof propôs chamar a ponte de Queen Emma  Bridge - Ponte Rainha Emma. Como Smith tinha uma filha chamada Emma, ele aceitou a proposta do governador rapidamente.

A ponte foi inaugurada em 08 de maio de 1888. E, os pedestres teriam que pagar pedágio, mas pedestres sem sapatos (por ser pobre) não precisariam pagar. Conta a lenda que o tiro saiu pela culatra: os pobres por ser orgulhosos arranjavam sapatos emprestados e os ricos mesquinhos tiravam os sapatos e os escondiam na roupa. Hoje em dia você pode passar com ou sem sapatos, não tem mais pedágio.

Quando soa a buzina é sinal que a ponte vai abrir lateralmente, sim lateralmente, muita gente pensa que a ponte se abre verticalmente...eu pensava. A ponte se abre para que as embarcações entram e saen da Baía St. Anna. Aí é uma correria só. 

Fotos da ponte fechada:

1 20
Punda 1011
Otrabonda 36
1
1 10
1 18
1 19
1 15
1 11

 Ponte aberta: quando a buzina soa avisando que a ponte vai abrir para as embarcações passarem.

Otrabonda 38
Otrabonda 37
1 7
1 9
DSC01443
1 8

Esse processo de fechar e abrir da ponte geralmente é rápido. Mas, às vezes demora um pocuo, então usamos o ferry boat que é de graça. Em Otrobanda ele sai em frente ao restaurante "De Gouverneur", e, em Punda é próximo ao Iguana Cafe. 

Otrabonda 46
Ferry em Otrobanda
DSCN6072
DSC01272
Ferry em Punda

Coloquei um video da ponte se abrindo: 

 

  verde

 - Recomendamos o uso de um gps. 

- Como chegar: estacionar no Renaissance Mall e atrevessar o Rif Fort. 


Email