NY - Tour de Natal no Brooklyn

Fizemos esse tour no nosso segundo dia na Big Apple (22/12/11). Esse tour é bem concorrido, então compramos os ingressos pela internet aqui no Brasil na empresa  A Slice of Brooklyn. Cada ingresso custou US$ 55,00, os três ingressos com as taxas saíram por US$ 171,00. Essa empresa também faz outros tours.

O ônibus saiu na esquina da 4th ave com 13th street em frente a lanchonete Blimpie's. E, na volta do tour é oferecido: café ou chocolate com um doce delicioso chamado cannoli na  MonaLisa Bakery.

O ônibus é grande confortável e com banheiro. Tanto o guia como o motorista são muito simpáticos e gentis. É difícil termos fotos da família, sempre está um de fora. O guia não podia ver um tirando foto do outro que ele se oferecia para tirar foto da família.

Bom, depois que o ônibus cruzou a Ponte do Brooklyn, já podemos ver algumas casas decoradas. 

Mas, quando o ônibus chegou no Dyker Heights ou Luzes Dyker, como é conhecido nesta época do  ano, descemos do ônibus e começamos a andar pelas ruas decoradas.

O guia  explicou que tudo começou quando a mãe da Lucy Spada morreu. A cada ano pra honrar a memória da mãe, Lucy enfeitava a casa com mais anjos e luzes.

Mas, nem tudo eram flores. Os vizinhos de Lucy não gostavam da idéia, pois a rua vivia engarrafada. Depois de muita briga, os vizinhos devem ter "pensado se não podemos com ela, juntemos a ela".

Daí, começou uma briga acirrada, não existe uma competição oficial, mas a cada ano os vizinhos acrescentam mais enfeites, mais luzes de natal para saber qual a casa mais bonita. O resultado é surpreendente. E, quem ganha somos nós... os turistas.

Mas, tenho que admitir que algumas casas viram uma confusão de enfeites e luzes, mas, mesmo assim é tudo muito fascinante.

O falecido Al Polizzotto, o homem responsável pela colossal animado Papai Noel . O guia disse que Al encomendou a peça durante sua luta contra o câncer, na esperança de compartilhar um pouco de alegria com o bairro e seus filhos.  Ele contatou designer de Lou Nasti, que trouxe o ícone do natal para a vida.

O papai noel é equipado com uma câmera de modo a que o seu operador possa ver quem está se aproximando e interagir com ele. O gesto de Polizzotto  significou muito para o bairro. Quando ele faleceu todas as luzes Dyker Heights ficaram pretas por uma noite.

papai
papai-noel 2 papai-noel 3

 

Nessa casa o marido é cristão e a esposa judia. Então metada da casa é decorada para o natal e a outra metade para o Hanukkah conhecida também como Festival das luzes.

azul-natal 3 luzes-azuis 9

 

Essa casa pertence ao Sam o grego como é conhecido. Ele é famoso porque a cada dia ele acrescenta um enfeite ou uma luz. Até os guias que estão vão todos dias no tour ficam procurando nessa casa um enfeite novo.

a-brooklyn-natal 4

Esse tour é sensacional você se sente naquele filme Um Natal Brilhante. As fotos não fazem jus a beleza, o brilho  e da magia do lugar. Vale muito a pena fazer esse tour.  Numa casa tinha um papai noel que anuncia na placa "sorry had to lay off Rudolf", ou seja, "desculpe tive que despedir Rudolf".

O  tour durou quase 4 horas, sendo que a última parada foi na Mona Lisa onde  experimentamos um delicioso canolli com chocolate quente,e, já estavam inclusas no valor do tour, não  se paga nada na mais na hora.

brooklyn-tour 4

Recomendo esse tour e faria novamente!


Email